sábado, 2 de abril de 2011

CORRIGINDO!

Queridões e queridonas que acessam o blogue: em nosso último encontro no Instituto Getusp, resolvendo uma das baterias de exercícios sobre VERBOS, uma das questões apresentou erro na marcação da resposta e, no embalo da resolução, sequer parei pra conferir o contexto da frase, que exigia a forma do verbo TER no singular, não no plural, como estava marcado, então, no slide, como resposta (alternativa E).
Recebendo e-mail da aluna Cecília, que faz o curso online, é que pude verificar o engano e, agora, felizmente, para o bem geral da nação, corrigi-lo em nome do perfeito aprendizado. (Obrigado, Cecília, por sua atenção e delicadeza!)
Abaixo reproduzo o teste em questão com a RESPOSTA CORRETA:


Fica claro, como vocês podem ver, que a concordância de TER, nesse caso, deve ser feita no SINGULAR - ele funciona como auxiliar do verbo HAVER que, neste caso, sendo sinônimo de "existir", não tem sujeito, senão objeto direto, exigindo que a locução permaneca na 3a pessoa do singular. Quando o verbo haver funciona como VERBO PRINCIPAL numa locução ele transmite a sua impessoalidade também para o verbo auxiliar, que concorda com ele, ficando na 3a pessoa do singular também.
É isso, minha gente.
Corrigida a falta, espero que todos tenham aprendido um pouco mais sobre os verbos.
Um grande abraço para a Cecília!
Até a próxima!

Prof. Daniel Vícola

2 comentários:

Abgail disse...

Olá professor!
Primeiramente, parabéns pelo blogue! tou adorando visitar; aliás, foi muita sorte tê-lo como professor.
Por favor, você pode tirar uma dúvida? como escrever/falar: foi enviado a menor ou a menos?

Até logo!

Prof. Daniel Vícola disse...

Oi, Abgail!

Muito receber sua visita e seu comentário aqui no blogue! Fico muito feliz em saber que o nosso contato foi positivo para você e que consegui cumprir o meu papel de "desmistificar" nosso idioma para você!
Quanto ao que você perguntou eu precisaria saber o que vem DEPOIS das expressões mencionadas, porque ambas as construções são possíveis. Repare nos exemplos:

"Foi enviada a menor quantidade possível."
"Foram enviadas apostilas a menos."

Cada expressão se adequa a um contexto diferente e tem um significado diferenciado.
Espero ter ajudado, Abgail!

Um grande abraço!
Nos vemos pelo GETUSSP!