quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MORFOLOGIA


Chamamos de Morfologia o estudo das formas existentes na língua.
Quando pensamos em analisar morfologicamente um texto, um enunciado ou mesmo um sintagma, estamos preocupados em reconhecer quais são as classes gramaticais a que pertencem as palavras ali existentes.
A análise morfológica leva em consideração A PALAVRA POR ELA MESMA, ou seja, quem ela é; a qual família ou grupo de palavras ela pertence.
Vale lembrar que são 10 as classes gramaticais em língua portuguesa - será que você se lembra bem de cada uma delas? Se não estiver seguro quanto à resposta a esta pergunta, vale a pena conferir o resuminho que incluo logo abaixo:

SUBSTANTIVOS: são palavras que designam tanto seres (visíveis ou não, animados ou não, reais ou não), quanto as ações, estados, desejos, sentimentos e idéias. Todas as palavras de nossa língua que desempenham a função de NOMEAR as coisas são substantivos.

ADJETIVOS: são as palavras que caracterizam os seres. Referem-se sempre a um substantivo explícito ou subentendido na frase, com o qual concordam em gênero e número.

NUMERAIS: são palavras que expressam quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa determinada seqüência. Indicam ainda multiplicação ou frações.

ARTIGOS: são as palavras que precedem o substantivo, indicando-lhe o gênero e o número, ao mesmo tempo que também determinam ou generalizam esse substantivo.

ADVÉRBIOS: são palavras que, basicamente, modificam o verbo, o adjetivo e outros advérbios; sempre acrescentando a eles uma circunstância (tempo, modo, intensidade, lugar, companhia, instrumento etc.)

PRONOMES: são as palavras que substituem ou acompanham o substantivo, indicando a sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.

PREPOSIÇÕES: são palavras invariáveis que unem termos de uma oração, estabelecendo entre eles variadas relações.

CONJUNÇÕES
: são palavras invariáveis usadas para ligar orações ou termos semelhantes de uma oração.

INTERJEIÇÕES: são palavras invariáveis usadas para exprimir emoções e sentimentos. Comumente as chamamos de "elementos afetivos da linguagem".

VERBOS: são palavras que se flexionam em número, pessoa, tempo e voz. Em termos significativos, o verbo costuma indicar uma ação, um estado ou fenômeno da natureza.

Ufa! Conseguiu refrescar sua memória e definir um pouco melhor esses conceitos? Um bom exercício para colocar em prática as noções morfológicas é, dentro de um texto, tentar identificar a classe gramatical a que pertencem as palavras que o compoem.
É curioso o quanto a automaticidade e instantaneidade dos atos de comunicação fazem com que percamos de vista, em alguns casos, a classificação morfológica dos termos!
Lembre-se de que, inseridas num contexto, algumas palavras podem mudar a sua classificação e assumir valores diferentes daquele que possuiria isolada da frase em que figura.
Bons estudos!

Prof. Daniel Vícola

Nenhum comentário: